‘Tecnologia não educa sozinha’

Postado em 20/10/2021

‘Tecnologia não educa sozinha’

A tecnologia promove mais educação?

Mais acesso à tecnologia significa mais acesso à informação. Podemos acelerar a aprendizagem se encontrarmos formas de usar a tecnologia com qualidade para dar aos alunos informação e ferramentas para a tomada de boas decisões.

Basta dar celulares e tablets para os alunos aprenderem mais?

As pesquisas mostram que só dar o equipamento tecnológico não adianta. Eles vão jogar mais games. É melhor dar os equipamentos e os softwares adequados ou continuar treinando-os a usar a tecnologia com qualidade. Não é o aparelho que auxilia, mas os softwares. Se eu deixar os meus filhos sozinhos, eles vão jogar games que não acrescentam.

É preciso cuidado ao levar a tecnologia para a sala de aula?

Sim. O desafio do século 21 é como usar a tecnologia efetivamente e isso requer trabalho, esforço e também sacrifício do professor e do aluno. Não posso jogar um game o tempo todo e aprender tudo o que preciso. Se eu quiser aprender mais, tenho de ver, pensar, interpretar, ler, analisar e estudar as coisas. E a tecnologia não promove isso sozinha. Hoje, é imprescindível usar a tecnologia na sala de aula, mas também é preciso cautela.

Outras Notícias

 

Como interpretar os desenhos das crianças
Postado em 05/08/2022

O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação da criança e seu mundo exterior

Segundo os psicólogos da Unidade de Desenvolvimento Psicológico e Educativo de San Salvador, por ética, só uma pessoa especializada, como algun...
leia mais »

Teimosia: o que fazer quando seu filho só diz não
Postado em 29/07/2022

Seu filho está fascinado com a palavra "não"? Ele provavelmente acabou de descobrir que tem vontades e desejos e quer exercitar isso, explica Susanne Denham, professora da Universidade George Mason (EUA) e autora do livro "Emotional Development in Young Children"...
leia mais »

Os pais e a escola - Um futuro melhor
Postado em 22/07/2022

Pesquisa revela que famílias de alunos de escolas públicas esperam encontrar professores e diretores eficientes, e computadores para garantir um bom trabalho para os filhos e menos violência.

 

Uma parceria estreita entre família e escola &eacut...
leia mais »